Aula Presencial dia 10 de Julho de 2016
OBJETIVOS GERAL
Saber que Deus exige de cada crente uma atitude
evangelística responsável e amorosa
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Explicar que na chamada de Abraão tem início o Evangelho de Jesus Cristo.
2 - Mostrar que a Bíblia é um livro essencialmente evangélico.
3 - Saber que Israel, como povo escolhido do Senhor, deveria ter executado o trabalho de Deus.
TEXTO ÁUREO
"Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios,
anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo:
Toda as nações serão benditas em ti" (Gn 13:8)
VERDADE PRÁTICA
Deus, que deu início ao trabalho de evangelização, exige de cada um
de nós uma atitude evangelística responsável e amorosa.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Gn 3.15: Deus anuncia a sua admirável redenção a Adão
Terça – Gn 6.18: Deus proclama a maravilhosa ' salvação a Noé
Quarta – Gn 12.1,2: Deus prega o Evangelho ao patriarca Abraão
Quinta – 2 Sm 7.16: Deus promete o Messias à casa do amado rei Davi
Sexta – Is 7.14: Deus revela de forma maravilhosa a concepção virginal do Messias
Sábado – Lc 2.10,11: Os anjos de Deus noticiam o nascimento de Cristo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 12:1-8
1 - Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2 - E far-te-ei uma grande nação e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma benção.
2 - E far-te-ei uma grande nação e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma benção.
3 - E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
4 - E assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
5 - E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.
6 - E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra.
7 - E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: Á tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.
8 - E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.
7 - E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: Á tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.
8 - E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.
IMPORTANTE
Apresento neste Blog a Lição Completa conforme a
Revista Lições Bíblicas do Professor, os meus comentários
estarão neste estudo em textos escritos em letras vermelhas.TENHA UM BOM ESTUDO !
INTRODUÇÃO
Enfocaremos, na lição de hoje, a experiência do patriarca Abraão, ouviu, do próprio Deus, o anúncio do Evangelho. A partir daquele momento, caberia aos descendentes do patriarca, por meio de Isaque e de Jacó, preparar o mundo para a chegada do Messias. Vê-se, pois, que Deus se compraz em anunciar as Boas-Novas à humanidade caída e carente de sua graça.
A chamada de Abraão evidencia-nos que a Bíblia é um livro evangélico com uma missão claramente evangélica. De Gênesis a Apocalipse, Deus proclama, quer pessoalmente, quer através de seus profetas e apóstolos, a Salvação a todos os povos da Terra. Por conseguinte, a exemplo do Senhor dos Céus e da Terra, proclamaremos com zelo o Evangelho de Jesus Cristo.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O Todo-Poderoso não queria trazer privilégio e favores para Abraão e seus descendentes. O propósito era, a partir dele e dos seus descendentes, preparar o mundo para a chegada do Messias. Deus amou a humanidade perdida de tal maneira que não mediu esforços para anunciar as Boas-Novas. Como filhos de Deus, não podemos ficar insensíveis, indiferentes diante dos milhares que ainda não ouviram nada ou quase nada a respeito do evangelho de Jesus Cristo. No decorrer da lição, ressalte que a evangelização dos pecadores não é uma opção do crente, mas é uma ordenança de Cristo para a Igreja (Mc 16:15).
I - A CHAMADA DE ABRAÃO
É com Abraão que tem início o Evangelho de Cristo. Antes do patriarca, houve diversos anúncios de redenção, mas nenhum tão claro e evidente quanto ao que o próprio Deus lhe fez.
1. Abrão, o caldeu. A história de Abrão tem início quando seu pai, Terá, deixando Ur dos Caldeus, foi peregrinar em Harã, e, ali, habitaram (Gn 11:31). Pelo texto sagrado, depreendemos que era intenção de Terá chegar a Canaã, a fim de proporcionar melhores condições à família. Mas Terá veio a morrer antes de chegar seu destino.
2. Abraão, o evangelizado. Após a morte de Terá, o Senhor chama Abrão a uma nova realidade espiritual. E, nesse momento, proclama-lhe o Evangelho Eterno: "Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção" (Gn 12:1,2). Os termos de sua chamada, ou evangelização, são precisos e fortes. Ele teria de sair da terra, a fim de formar um povo profético, sacerdotal e real. Nessa condição, partilharia a sua fé com todas nações, conduzindo-as ao encontro com o Cristo, que haveria de chegar na plenitude dos tempos (Gl 4:4). Enfim, sua missão era ser uma benção evangélica ao mundo. Por esse motivo, Abraão é o pai de todos os que creem (Rm 4:11).
Vê-se, pois, quê Deus, ao chamar Abraão, evangelizou-o, conforme enfatiza a apóstolo Paulo: "Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti" (Gl 3:8).
3. O evangelista Abraão. Já evangelizado, Abraão faz-se evangelista e sai a apregoar o conhecimento divino. Entre os gentios, era o profeta do Senhor (Gn 20:7). Dessa forma, implantou a genuína fé naquela região, levando os seus descendentes a adorar ao Único e Verdadeiro Deus. Eis por que, na genealogia de Cristo, Mateus designa-o como o principal ascendente do Messias (Mt 1:1). A partir da chamada de Abraão, o povo hebreu passou a viver como o povo escolhido de Deus para anunciar às nações as virtudes do Altíssimo, conforme atestam as Escrituras Sagradas.
CONHEÇA MAIS
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
O primeiro punhado de promessas feitas a Abraão, que na ocasião talvez ainda tivesse em Ur dos caldeus, inclui uma promessa ao mundo. Realmente, essa é a promessa mais plena de todas. É ótimo receber uma benção, mas é melhor ainda conceder uma benção. Dessa forma, é assegurado a Abraão que em ti serão abençoadas todas as famílias da terra (Gn 12:3). Essa promessa e garantia são repetidas em Gênesis 18:19; 22:19 (cf. At 3:25; Gl 3:8). Pouca diferença faz se aceitamos a tradução acima ou a leitura sugerida: "por ti todas as famílias da terra serão abençoadas".
A diferença trata-se apenas de metodologia, não de princípios. O fator importante e principal é que o chamado de Abraão não se trata de favoritismo pessoal de um deus particularista para estabelecer uma religião local em prática e desígnio. Ele origina-se no Deus de glória e é designado pelo bem-estar da humanidade.
Assim como Deus não chama seu ministro para o bem do ministro, mas para o bem da consagração, da comunidade e do mundo, Ele não chamou Abraão pelo bem de Abraão. O mundo estava à vista, e a humanidade era o objetivo>> qualquer que fosse a metodologia. Essa promessa, com seu desígnio de intenção universal, foi transferida no devido tempo aos patriarcas, Isaque (Gn 26:4) e Jacó (Gn 28:14). De uma forma um tanto diferente>> tanto enriquecida quanto mais especifica, Judá a herdou de Jacó (49:10) e tornou-se o portador do bastão de comando de Israel embora Levi tenha sido escolhido para o sacerdócio, Assim não há enfraquecimento de universidade no período patriarcal, o desígnio e a intenção de Deus lhe são declarados enfaticamente" (PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões,1 ed.RJ:CPAD,2000,pp.134-135).
A Bíblia Sagrada é um livro essencialmente evangélico. Do Gênesis a Malaquias, demonstra que Jesus é o Cristo prometido por Deus aos patriarcas e santos profetas, haja vista a exposição messiânica que o Divino Mestre fez aos discípulos no caminho de Emaús (Lc 24:13-35).
1. A Lei de Moisés é evangélica. Em Gênesis, Deus faz diversos anúncios evangélicos, destacando a redenção da humanidade (Gn 3:15; 12:1,2). Inicialmente, o Senhor proclama aos nossos pais, ainda no Éden, a vinda da semente da mulher, que haveria de pisar a cabeça de Satanás. Mais tarde, ao convocar Abraão à verdadeira fé, promete-lhe que, através de sua geração, seriam abençoadas todas as nações da terra.
No Êxodo, a Páscoa ilustra não apenas a liberdade de Israel, mas também a libertação de todos os que, em todo os lugares, recebem o Cordeiro de Deus como o seu Salvador (Êx 12:1-28; I Co 5:7; I Pe 1:19). Somente Jesus é capaz de tirar os pecados do mundo (Jo 1:29).
Finalmente, em Deuteronômio, Moisés fala abertamente sobre o Messias que havia de vir: "O Senhor, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis" (Dt 18:15).
2. A história de Israel é evangélica. No auge da história de Israel, quando o povo de Deus já se havia libertado de todos os seus inimigos por intermédio de Davi, o Senhor promete ao seu ungido:"Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre" (2 Sm 7:16).
3. A poesia de Israel é evangélica. Na poesia de israel, o Senhor anuncia a chegada do Salvador através de versos e cânticos. No auge de sua dor e angústia, confessa Jó: "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra" (Jó 19:25). No hinário de Israel, Davi, o suave cantor, profetiza o triunfo do Messias (Sl 2:1-2). Mas, também, descreve-lhe o sofrimento em favor da humanidade (Sl 22:1-31). Vemos ainda uma bela referência acerca de sua morte e ressurreição (Sl 16:10).
4. Os profetas são evangélicos. Os profetas, inspirados pelo Espírito Santo, descreveram a vinda de Cristo detalhadamente. Isaías profetizou acerca de sua concepção virginal e de seu sofrimento vicário (Is 7:14; 53:1-12). Jeremias falou da Nova Aliança que o Senhor, por intermédio do Israel Messiânico, haveria de estabelecer com toda a humanidade (Jr 31:31-33). Miqueias mostrou o lugar do nascimento de Cristo, e Daniel revelou a sua soberania (Mq 5:2; Dn 7:13,14).
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
A fase enriqueceu a religião dos israelitas de muitas maneiras, tornando-a uma religião de redenção milagrosa, monoteísmo positivo, consagração devotada, ética dinâmica, fé responsável, amor e obediência, culto organizado, lei em comum e uma grande esperança. Embora ela não acrescentasse muitas referências à universidade, enfatiza o caráter inclusivo no prelúdio memorável que precede a inauguração de Israel como uma nação, a realização do Decálogo e do pacto. Se esse prelúdio fosse devidamente compreendido, ele teria uma importância revolucionária e renovadora para Israel ao conceder significado, propósito e sentido à sua história" (PETERS, George W.Teologia Bíblica de Missões,1ed.RJ:CPAD,2000,p.135).
III- EXECUTANDO O TRABALHO DE DEUS
Seguindo o exemplo do próprio Deus, Israel deveria evangelizar o mundo preparando-o para a chegada de Cristo. Infelizmente, apostatou da fé abraâmica. Por isso, o Senhor disciplinou-os com o amargo exílio na Babilônia. Não obstante, o seu fracasso, os israelitas cumpriram parcialmente a missão que lhes confiou o Deus de Abraão.
1. Israel e a evangelização mundial. Os Israelitas contribuiram para a evangelização do mundo, porque deles vêm os patriarcas, a Lei de Moisés, os profetas, as Escrituras e o próprio Cristo (Rm 9:1-5). No auge de sua história, quando do reinado de Salomão, em vez de aproveitarem a prosperidade para fazer missões, cairam na idolatria. Todavia, o apóstolo Paulo amorosamente pondera: "E, se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição, a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!" (Rm 11:12).
2. A missão intransferível da Igreja. O fracasso de israel não adiou o plano divino da evangelização mundial. Por meio da Igreja, a Palavra de Deus vem alcançando os confins da terra. Entretanto, o que acontecerá se a Igreja falhar em sua hora evangelizadora? Não há, em toda a terra, nenhum outro povo que nos possa substituir (Rm 10:15-17). A evangelização mundial é a tarefa intransferível da Igreja de Cristo. Somente nós poderemos executá-la.
SUBSÍDIO BÍBLICOS-TEOLÓGICO
Deus refere-se três vezes a Israel como "minhas testemunhas" (Is 43:10-42; 44:8), A verdadeira questão é : uma testemunha de quem? O Senhor declara explicitamente: O povo que formei para mim proclamará meus louvores (43:21), proclamar seus louvores para quem?
O versículo 9 nos dá a orientação:"Que todas as nações se unam ao mesmo tempo, que se reúnam os povos". Esse é o publico de Israel. Essa é a sua missão!
Esse conceito de serviço não é enfraquecido pelo fato de que quatro canções servis dedicadas a esse Servo ideal de Deus que é o próprio Cristo. O serviço de Israel é estabelecido claramente. Israel tem uma missão a cumprir, um serviço a ser feito. As palavras de Paulo ecoam o verdadeiro chamado de Israel no Antigo Testamento: Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes" (Rm 1:14).
O fato de israel não ter reconhecido essa posição de serviço e não ter servido à humanidade não elimina o ideal do Antigo Testamento para com a nação, e o chamado da mesma. Se mantivermos na mente essa dupla posição e relação de Israel, grande parte das Escrituras ganhará uma nova perspectiva e significado mais profundo. Israel nunca deixa de ser o povo de Deus, a nação do Senhor, embora, devido ao fracasso, ela seja temporariamente como serva de Deus. Ela permanece desqualificada até que o genuíno arrependimento a restaure novamente. Tal restauração é prometida pela graça de Deus e exigida pela justiça e fidelidade de Deus" (PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões, led. RJ:CPAD,2000,pp.137,138).
CONCLUSÃO
Temos um Deus evangelizador. Ele se compraz em anunciar Boas-Novas à humanidade. Hoje, porém, o Senhor o faz através de nós. Nem os anjos é facultada esta tarefa. Por isso, falemos de Cristo a todos, em todo tempo e lugar. Jesus em breve virá. O Deus evangelizador espera de todos nós uma atitude também evangelizadora.
PARA REFLETIR
1) Por que Deus anunciou o Evangelho primeiro a Abraão ?
R. Porque, a partir da chamada de Abraão, o povo hebreu passou a viver como o povo
escolhido de Deus para anunciar às nações as virtudes do Altíssimo, conforme
atestam as Escrituras Sagradas.
2) Qual a missão de Israel no âmbito da redenção da humanidade ?
R. Proclamar o Salvador às nações.
3) Qual a contribuição de Israel à evangelização ?
R. Os israelitas contribuíram para a evangelização do mundo porque eles vêm os patriarcas,
a Lei de Moisés, os pactos, os profetas, as Escrituras e o próprio Cristo (Rm 9:1-5).
4) Por que a missão evangelizadora da Igreja é Intransferível ?
R. Porque por meio da Igreja, a Palavra de Deus vem alcançando os confins da terra.
5) Você tem evangelizado com zelo e amor ?
R. Resposta Pessoal
Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Lições Bíblicas Adultos - 3 Trimestre 2016 - Editora CPAD, 2016, p.xx-xx
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Lições Bíblicas Adultos - 3 Trimestre 2016 - Editora CPAD, 2016, p.xx-xx
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