Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Lição 6 - O Tribunal de Cristo e os Galardões


Objetivo Geral           
Mostrar que todos os crentes vão comparecer 
diante do Tribunal de Cristo para serem 
recompensados por suas obras.

Texto Áureo
Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal. (2 Co 5:10)

Verdade Prática
Todos os crentes deverão comparecer diante do Tribunal de Cristo para que cada um receba a sua recompensa.

Leitura Bíblica em Classe
1 Coríntios 3:11-15
11 - Porque ningém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
12 - E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
13 - a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
14 - Se a obra que alguém edificou nesta parte permanecer, esse receberá galardão
15 - Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.

                                                                          Leitura Diária

Introdução
A Bíblia fala que todos os crentes salvos que foram arrebatados serão recompensado com lauréis () e galardões () no grande dia do Senhor denominado "O Tribunal de Cristo". Enquanto os ímpios, Israel e os crentes não arrebatados ou desviados estiverem sofrendo na Grande Tribulação na terra, estaremos no céu diante de Jesus Cristo no "Tribunal de Cristo". Falaremos nesta Lição sobre o que é o Tribunal de Cristo, qual é a finalidade do Tribunal de Cristo, o julgamento de nossas obras, falaremos sobre a prestação de contas de nossas ações ao qual estaremos fazendo diante do Senhor Jesus Cristo.
O Tribunal de Cristo será um trono de concessão de prêmios aos vencedores deste mundo tenebroso.
Bom Estudo!
           
           I - O Tribunal de Cristo e os Crentes
Uma coisa que não podemos confundir  é o "Tribunal de Cristo" com o "Julgamento do Grande Trono Branco" ao qual estudaremos na lição 11. O Tribunal de Cristo não se trata de um julgamento final para condenação dos crentes, mas um julgamento das nossas obras e atos ao qual será provado pelo fogo do Senhor e no momento se saberá se a obra que fizemos para o Reino de Deus deve ou não ser recompensada, será um tribunal que galardoará os crentes com justiça. Já o "Julgamento do Grande Trono Branco" se trata do Juízo Final para os ímpios e o conhecimento da sentença de condenação, se trata de um julgamento de pecados praticados pelos ímpios durante sua vida terrena. O Tribunal de Cristo é mencionado em Ap 22:12 que diz "Eis que cedo venho! A minha recompensa está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra". O Senhor Jesus voltará e trará o seu galardão consigo para todos os crentes que o serviram com integridade, Apóstolo Paulo fala que receberá "a coroa da justiça" recompensando o seu trabalho na obra do Senhor. No Tribunal de Cristo, Jesus Cristo será o Juiz e Ele dará a recompensa para cada um conforme a obra que praticou. Todos os Crentes passarão pelo Tribunal de Cristo.
Amados, não podemos misturar "Salvação" com "Galardão". O Pecador deve buscar a "Salvação", O Crente Salvo deve buscar os galardões (ou recompensas). Para a "Salvação" crer em Jesus Cristo como Salvador já é o suficiente. Para receber o "Galardão" depende do crente salvo fazer as obras de Deus. Pense Nisso!
A "Salvação" não exige seus supremos esforços de autodisciplina para atingi-la, A Bíblia considera a "Salvação" como aquilo mais fácil de alcançar, pois o Senhor Jesus, por sua própria iniciativa, já cumpriu tudo por nós. O "Galardão" ou recompensa, é considerado na Bíblia como aquilo que é um tanto difícil de obter porque depende das obras que, por nossa própria iniciativa, cumprimos através de Cristo. Vejamos um exemplo que encontrei na apostila do "Livro de Apocalipse" (pág.26) do curso de Teologia da Universidade da Bíblia: "Vamos ilustrar essa questão dessa forma. Suponhamos que um homem rico abre uma escola gratuita. Todos os que a frequentam são livres de todas as despesas já que esse homem rico paga por todas elas. Mas aqueles que alcançam excelência em aprender recebem uma recompensa especial. Da mesma forma, a salvação pode ser comparada com entrar nessa escola gratuita. Todos os que querem vir ao Senhor Jesus são salvos porque Ele mesmo pagou o custo da salvação. É muito fácil tornar-se um estudante nessa escola gratuita, já que não custa nada. Simplesmente vir já é suficiente. Da mesma maneira, então, a salvação é o mais fácil. Ninguém precisa fazer nada, a não ser crer. Mas para aquele que já é contado entre os estudantes, obter recompensa não é tão fácil; ele deve trabalhar duro. Similarmente, não é tão fácil para um crente ganhar as recompensas divinas; ele deve ter boas obras."
A salvação é para os pecadores, mas a recompensa é para os santos. Ambas são dadas divinamente: pecadores devem ser salvos e santos devem ser recompensados. Deixar passar qualquer uma delas causaria grande perda. Não misturemos, então, salvação e recompensa. O que é salvação? É não perecer, mas ter vida eterna. Isso é o que todos nós conhecemos. No entanto, isso não determina nossas posições na glória, já que isso é determinado pelas recompensas. O que é recompensa? Pelas Escrituras podemos ver que recompensa é reinar
com Cristo durante o reino milenar. Todo o crente tem a vida eterna; mas nem todo crente será recompensado com o direito de reinar com Cristo. Todo o leitor cuidadoso do Evangelho pode ver a diferença entre vida eterna e o reino dos céus Nunca esqueçamos de que o nosso Deus não é apenas gracioso, nem apenas justo; o Seu caráter revela tanto graça quanto justiça. Salvar pecadores é o Seu ato de graça; recompensar os santos é o Seu ato de justiça.
           
II - As Obras do Crente e o Julgamento de Cristo
Tudo o que fazemos na obra do Senhor Jesus Cristo serão provadas pelo fogo. Este fogo divino irá revelar a verdadeira intenção do nosso coração, então Jesus Cristo dará ou não o galardão pela obra que fizemos. Simbolicamente tudo o que fazemos para o Reino de Deus pode ser representado pelo ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha. Alguns materiais mencionados subsistem ao fogo outro não.
Abaixo relaciona algumas obras que simboliza o ouro, a prata e as pedras preciosas. Estes materiais não perecerão quando forem passados pelo fogo divino, e resultará em galardão.


·         Trabalha na Igreja para ver o crescimento da obra de Deus
·         Trabalha na Igreja para que o nome do Senhor Jesus seja glorificado
·         Trabalha na Igreja por amor aos pecadores
·         Trabalha na Igreja por amor a obra de Deus e ao Evangelho de Cristo.

Abaixo o comentarista relaciona algumas obras que simboliza a madeira, o feno e a palha,
estes materiais perecerão quando forem passados pelo fogo divino, e não resultará em galardão
·         Trabalha na Igreja para serem vistos pelos homens
·         Trabalha na Igreja para satisfazer seus interesses
·         Trabalha na Igreja buscando os galardões aqui mesmo na terra
·         Trabalha na Igreja em busca da glória humana e não para a glória de Deus
·         Trabalha na Igreja buscando fama para si, quer ficar famoso, quer crescer
·         Trabalha na Igreja por uma só razão: pelo dinheiro
·         Trabalha na Igreja só em eventos que tiver destaque da mídia

III - A Prestação de Contas do Crente e os Galardões
Daremos conta à Deus, vamos prestar contas de nossas ações e do que fazemos na obra do Senhor.
1.Os Pastores darão conta dos seus rebanhos. A Salvação é individual, todavia, os pastores darão conta do ministério que a ele foi entregue. Foi um líder que cuidou das suas ovelhas ? Foi um líder que não se calou diante dos erros do povo de Deus ? Foi um líder que ensinou, cuidou, zelou do rebanho ?
2.Crentes darão conta de seus Talentos. Todo crente recebe do Senhor algumas habilidades e/ou talentos. Estamos nos dedicando ? Estamos usamos nosso talento e habilidades na obra do Senhor ? Estamos agindo com negligência ou seja, não estamos usando o talento que Deus nos deu ?  Na parábola em Mt 5:14-30, Jesus foi claro, havemos de prestar contas ao Senhor.

                                                      Complemento abordado na Sala de Aula


Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Lições Bíblicas Adultos - 1 Trimestre 2016 - Editora CPAD, 2016, p.41-47
Revista Lições Bíblicas Adultos - 3 Trimestre 1998 - Editora CPAD, 1998, p.37-41

Nenhum comentário:

Postar um comentário