Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Lição 3 - Esperando a volta de Jesus


                    Objetivo Geral           
Compreender que a volta de Jesus é iminente.

Texto Áureo
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Ts 5:23)

Verdade Prática
Com relação à volta de Jesus, só há dois tipos de crentes: os que serão arrebatados e os que ficarão.

Leitura Bíblica em Classe
Mateus 24:42-46
42 - Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o nosso Senhor.
43 - Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa.
44 - Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis.
45 - Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?
46 - Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim.

                                                                         Leitura Diária


Introdução
Nesta Lição estudaremos sobre a segunda vinda de Jesus Cristo, sobre a necessidade de esperar este momento em santidade, vivendo uma vida irrepreensível e sempre trabalhando em prol do reino de Deus. Precisamos anunciar a volta de Jesus em tempo e fora de tempo. Ninguém sabe o dia que Jesus vai voltar, quando questionado, Jesus disse: "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai" (Mt 24:36), mais adiante o apóstolo Paulo disse: "Porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite..." (1 Ts 5:2-6), em vários versículos bíblicos é perceptível que Jesus Cristo virá em absoluta surpresa!
Muitos cristãos estão despercebidos quanto a volta de Jesus, não estão preparados, vive uma vida descuidada, dando mau testemunho, por fim são como as "virgens loucas" mencionadas na parábola de Mateus 25, estão sem o azeite (que representa o Espírito Santo) e não vão subir ao encontro de Jesus Cristo. Portanto, amados, cremos na volta de Jesus Cristo para a Igreja de forma secreta (invisível para os ímpios e para os cristãos despreparados) e em absoluta surpresa. E após a grande tribulação, cremos na volta de Jesus Cristo para Israel e os que estiverem vivos de forma visível (Todo olho o verá) no monte das Oliveiras, para reinar com os santos por mil anos, período que chamamos de milênio. Bom Estudo!
                         

                   Aguardando a Volta do Senhor
Amados, de que forma devemos aguardar a volta do Senhor Jesus Cristo ? 
1) Com fé e vigilância. Jesus exortou a sermos vigilantes, ele disse: "Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor" (Mt 24:42). Por não saber a data, devemos ter uma conduta ilibada (sem manchas, sem corrupção). Devemos desejar a volta de Jesus Cristo como nossos irmãos apostólicos que aguardavam a volta de Jesus naqueles dias.
2) Cheio do Espírito Santo. Na parábola das dez virgens, podemos observar que cinco eram fiéis, vivendo em santidade, cujas vasilhas estavam cheias de azeite (cheias do Espírito Santo) e outra cinco eram infiéis, vivendo a vida cristã de qualquer maneira, sem se importar com a vida espiritual, fazendo tudo o que o mundo faz, cujas vasilhas estavam vazias e sem azeite (sem o Espírito Santo e a comunhão com Deus). Veio o Esposo (Jesus) e levou as prudentes e as loucas ficaram, pois estavam despreparadas, no momento do encontro foram comprar o azeite e as portas se fecharam.
3) Em Santidade de Amor.  A santidade do crente envolve:  obediência a palavra de Deus,  separar-se das coisas que não agradam à Deus, consagrar-se, ser um verdadeiro cristão em toda a maneira de viver,  não viver e amar a prática do pecado, viver um amor altruísta (amor que beneficia a outros, amor que doa-se para ajudar alguém, o oposto do egoísmo).


    Atitudes Errôneas Diante da Vinda de Jesus
Amados, existem atitudes erradas de alguns cristãos referente a Vinda de Jesus, a saber:
1) Ignorar a vinda de Jesus.  Em Mateus 24:48 vemos o comportamento do mau servo imprudente que diz "O meu Senhor tarde virá". Para estes o Senhor diz "Virá o Senhor daquele servo num dia em que não espera e à hora em que ele não sabe, e separa-lo-a, e destinará a sua parte com  os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes" (Mt 24:50,51).  Não brinque de ser crente, Não negligencie a obra de Deus, Não seja um crente irresponsável ignorando a volta de Jesus e agindo como mau servo.
2) Escarnecer das Profecias. Pedro disse: "Sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação" (2 Pe 3:3-4), tem alguns cristãos que não acreditam na volta de Jesus e ainda escarnecem desta promessa dizendo que o Senhor está demorando e não voltará tão logo, todavia Pedro nos ensina a matemática de Deus, dizendo: "Mas, amados, não ignoreis um coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia" (2 Pe 3:8). Ouvi uma vez um Pastor renomado dizendo que a volta de Jesus é uma utopia (algo que está no âmbito do irrealizável, algo imaginário,sonho,fantasia), quantos e quantos estão se perdendo nas suas teologias, intelectualidade, filosofias. Amados, vamos ficar com o que a Bíblia diz, o resto é resto.
         


Atitudes do Servo Fiel ante a volta de Jesus
Amados, acabamos de ver no tópico acima as atitudes que não devemos ter, agora vamos ver as atitudes que devemos ter como cristãos que aguardam e ama a volta de Jesus Cristo, a saber:
1) Ter uma vida Irrepreensível. Devemos ter uma vida correta, íntegra, irrepreensível (quando não somos repreendidos e criticados), paulo disse: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Ts 5:23).
2) Não dar lugar à carne. Não viva produzindo os frutos da carne relatado em Gálatas 5:19-21 que diz "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus."
3) Dar frutos. Trabalhar na obra do Senhor, ser útil na obra, frutificar, semear a palavra de Deus, pregar a palavra de Deus, ensinar a palavra de Deus, anunciar o plano de salvação, ganhar vidas para o Senhor Jesus.
                             
Complemento abordado na Sala de Aula
Amados, abaixo estou relacionando alguns vídeos oportunos para a lição que acabamos de ter na sala de aula. Não deixe de ver são vídeos que complementam a aula presencial.


Vídeo do Pastor ensinando que a Volta de Jesus é uma Utopia (algo fantasioso, irreal, sonho)
Infelizmente existem Cristãos que não acreditam na Volta de Jesus Cristo!

   
     Vídeo Mostrando a primeira fase da volta de Jesus Cristo.
Reportagem sobre o Arrebatamento da Igreja e a Grande Tribulação.


Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Lições Bíblicas Adultos - 1 Trimestre 2016 - Editora CPAD, 2016, p.01-25


Nenhum comentário:

Postar um comentário