Total de visualizações de página

Páginas

sábado, 2 de janeiro de 2016

Lição 1 - Escatologia, o Estudo das últimas coisas


           Objetivo Geral           
Explicar o real significado da Escatologia Bíblica.

Texto Áureo
Sabe, porém, isto: que nos últimos dias
sobrevirão tempos trabalhosos (2 Tm 3:1)

Verdade Prática
O Estudo da Escatologia bíblica traz ao coração dos salvos a esperança de um dia estarem para sempre
com o Senhor Jesus Cristo.

Leitura Bíblica em Classe
Mateus 24:4-5 ,11-13
4 - E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane,
5 - porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
11 - E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.
12 - E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará.
13 - Mas aquele que perseverar até o fim será salvo
                                                                1 Tessalonicenses 1:10
10 - e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livrou da ira futura.

Leitura Diária


















Introdução
Já faz um tempo que não estudamos escatologia, neste primeiro  trimestre de 2016 vamos ter a oportunidade de se aprofundar neste tema proposto  e responder as perguntas:
Jesus Voltará à terra ? Jesus Reinará na Terra ? Quais são os sinais referente a volta de Jesus ? Em qual data Jesus voltará ? O que é o Arrebatamento da Igreja ? O que é o tribunal de Cristo ? Como será a Grande Tribulação ? Como será o Reino Milenial de Cristo ? O Que é a morte ? Como se dará a ressurreição dos mortos ? O que diz as outras religiões e seitas sobre o tema ?
São treze lições para tirarmos nossas duvidas; sabemos que muitos cristãos ainda têm muitas dúvidas quanto à escatologia bíblica e faz deste estudo ou da segunda vinda de Jesus Cristo um verdadeiro filme de horror, na verdade para os que creem se trata de uma gloriosa esperança e regozijo, visto que viverão junto com Jesus por toda a eternidade, todavia infelizmente há cristãos que não creem que Jesus voltará e desprezam as profecias bíblicas. As previsões bíblicas para os ímpios são de fato aterrizadoras, a bíblia diz "Os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus" (sl 9:17). No final de cada lição postada neste Blog  você pode escrever um comentário, tirar suas dúvidas sobre a Lição. Bom Estudo!

                               O que é Escatologia ?
Escatologia é um termo constituído de duas palavras gregas: escathos e logos que significa para os cristãos “o estudo ou a doutrina das últimas coisas”. 
A Escatologia estuda os seguintes temas: 
a) Estado Intermediário dos Mortos
b) Arrebatamento da Igreja
c) A Grande Tribulação
d) Milênio
e) Julgamento Final
f) Estado Perfeito Eterno


              Jesus Cristo prometeu que vai Voltar ?
Sim, conforme mencionado na nossa revista, há várias passagens confirmando este acontecimento futuro. Jesus nasceu, encarnou como homem, viveu seu ministério terreno, morreu, ressuscitou e em sua ascensão aos céus, conforme Atos 1:9-10 que diz: "Depois que lhes disse isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E estando eles com os olhos fitos no céu enquanto ele subia, de repente junto deles se puseram dois homens vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir, assim como para o céu o vistes ir". Jesus disse em João 14:2-3 : "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também".  Portanto, para os salvos em Jesus Cristo este é um tema que traz esperança, pois não há nada melhor do que ter certeza de que o Salvador voltará e que viveremos junto com Ele por toda a eternidade. As previsões bíblicas para o futuro dos ímpios será tenebrosa. Nossa missão como Igreja é cumprir o IDE de Jesus e pregar o arrependimento, anunciando o plano de salvação. Quase todos teólogos evangélicos concordam: Jesus voltará, todavia, existem diferentes opiniões sobre os detalhes das circunstâncias que levarão e seguirão ao retorno de Cristo, por exemplo: Existem aqueles que acreditam que Jesus voltará antes da Grande Tribulação e outros acreditam que Jesus voltará após a Grande tribulação. Existem opiniões diferentes sobre o Milênio, sobre o futuro de Israel. Chamamos estas diferentes opiniões de "diferentes escolas  ou correntes de interpretações escatológicas" ao qual vou definir resumidamente mais adiante.
Apesar de existir diferentes escolas ou correntes de interpretações escatológicas, a doutrina do arrebatamento é fundamental, mas não precisa causar mal-estar entre os irmãos, visto que não implicará problemas quando a nossa salvação, o importante é que Jesus voltará para buscar a sua Igreja à seu tempo. Prossigamos! 
                   
                            Quando Jesus Cristo Voltará ?
Este assunto chama a atenção tanto de Crentes e não Crentes, esta pergunta foi feita pelos discípulos para Jesus em Mateus 24:3 : "dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo ?"  
Jesus mencionou os sinais que marcariam o fim dos tempos precedendo a sua volta Leia Mateus 24:1-14 (muitos dirão ser Jesus Cristo, haverá guerras e rumores de guerra, haverá fome, pestes, terremotos, muitos cristãos serão assassinados, muitos serão escandalizados, surgirá muitos falsos profetas enganando a muitos, multiplicará a iniquidade e o amor esfriará).
Jesus nunca mencionou a data de seu retorno, em Marcos 13:32 diz "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai".
Todos os falsos profetas que marcaram a data da volta de Jesus erraram, a maioria deles utiliza-se de cálculos matemáticos utilizando a contagem bíblica dos tempos, mas chegando a data marcada são desmoralizados.

                           Quais são as Escolas ou Correntes de Interpretações Escatológicas ?
Existem diferentes escolas ou correntes de interpretações escatológicas a respeito do fim. Não podemos estudar todas em uma única lição, porém estudaremos algumas:
1.Futurista
Esta corrente de interpretação por ser a mais adequada à realidade das profecias sobre os últimos tempos, entende-se que: Maior parte das profecias ainda vai se cumprir começando com o arrebatamento da Igreja e demais fatos subsequentes. 

O que os Futuristas dizem sobre a ocasião do arrebatamento da Igreja ?
Sobre a ocasião do arrebatamento da Igreja, os Futuristas se dividem em três outras correntes:
1) Pré-tribulacionista. São aqueles Futuristas que afirma que o Senhor Jesus arrebatará sua Igreja antes da Grande Tribulação de sete anos (Jo 14.1-3; 1 Ts 4-5). 
2) Midi-tribulacionistas. Ou Meso-Tribulacionistas são aqueles Futuristas que afirmam  que a Igreja será arrebatada no meio da tribulação.
3) Pós-tribulacionistas. São aqueles Futuristas que acreditam que a Igreja vai passar pela Grande Tribulação. No entanto, esse ensino não tem base sólida na Palavra de Deus, Paulo ensina que devemos "[...] esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura" (1 Ts 1.10) o que dizer de Ap 3:10 "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra". (Particularmente não creio que a Igreja passará por aflições, concordo que o proposito da grande tribulação não é preparar a igreja para estar com Cristo, mas, preparar Israel para a restauração do plano de Deus).

O que os Futuristas dizem sobre o Milênio ?
Referente ao Milênio os Futuristas são da corrente Pré-milenista: Essa corrente conclui que a vinda de Cristo ocorrerá Antes do milênio, quando Cristo virá reinar sobre a terra por um período de mil anos. Em Apocalipse 20 a bíblia fala sobre este reinado milenial de Cristo, onde Jesus Cristo estabelecerá um governo  teocrático com a presença pessoal e reinando como Rei.

2. Histórica. Considera que o Apocalipse é um livro histórico, cujos fatos já se cumpriram na sua maior parte. Mas tal entendimento não corresponde à realidade bíblica.

3.Preterista. Os preteristas entendem que o Apocalipse já se cumpriu totalmente na época do Império Romano, incluindo a destruição de Jerusalém, no ano 70 a.C. Entretanto, as profecias bíblicas sobre os fins dos tempos indicam que diversos eventos escatológicos ainda não se cumpriram, como o Arrebatamento da Igreja (1 Ts 4.17), a Grande Tribulação ou "a hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo" (Ap 3.10), a Vinda de Cristo em glória (Mt 16.27) e o milênio (Ap 20.2-5).

4. Simbolista. É também chamada de interpretação idealista ou espiritualista. Tudo é "espiritualizado", simbólico; nada é histórico, mas apenas uma alegoria da luta entre o bem e o mal. Nessa linha de pensamento, há o ensino:
a) amilenista, segundo o qual não haverá um período literal de mil anos para o reinado de Cristo. Ensinam que a Igreja está vivendo um milênio simbólico. (Particularmente vejo na bíblia referências que indicam que o milênio será literal e ocorrerá de fato, leia Ap 20.2-5; Hc 2.14). 
b) pós-milenistas. que pregam que Jesus só voltará depois do milênio. Os textos bíblicos, porém, indicam uma ordem diferente dos acontecimentos escatológicos. A ressurreição dos mortos salvos ocorrerá na vinda de Cristo (1 Ts 4.13-17). A volta de Jesus é tão literal quanto o foi a sua Ascensão (cf. At 1.9,11).

A Assembléia de Deus em sua doutrina defende qual escola ou corrente ?
A Assembléia de Deus defende a doutrina futurista:  pré-tribulacionista e pré-milenista, ou seja,
creem que a maior parte das profecias ainda vão se cumprir começando com o arrebatamento da Igreja que ocorrerá quando Jesus Cristo voltar antes da Grande Tribulação e após a Grande Tribulação, Jesus estabelecerá o seu reino na terra por mil anos.
Eu particularmente concordo.

Complemento abordado na Sala de Aula

Refutando Seitas e Heresias
1 - O que pensa a Testemunha de Jeová sobre a Volta de Jesus ?
 De acordo com as Testemunhas de Jeová  o verdadeiro cristianismo desapareceu da terra logo após a morte dos doze apóstolos e foi restaurado por  Charles Taze Russell quando fundou a sociedade Torre de Vigia no final da década de 1870.  
Para eles, Jesus Cristo voltou invisivelmente em 1914, encontrou o grupo de Russell fazendo o trabalho dos "servos sábios e fiéis" (Mat. 24:45) e os nomeou sobre todas as suas posses. Todas as outras igrejas e cristãos professos são, na verdade, considerados instrumentos do diabo. 
Portanto, para as testemunhas de Jeová, O Senhor voltou invisivelmente no ano de 1914 e tem estado presente desde então, governando como Rei através da Sociedade Torre de Vigia. Referências à segunda "volta" são traduzidas como "presença" na Bíblia das Testemunhas de Jeová. A geração daqueles que testemunharam a volta invisível de Cristo em 1914 não vai morrer antes que venha o Armagedom (veja Mat. 24:34). ( Particularmente acho que toda a geração citada pelos TJ já morreu e não ocorreu o Armagedom )

2 - O que pensa os Mórmons sobre a Volta de Jesus ?
Os Mórmons acreditam que Jesus retornará à Terra, assim como a maioria dos Cristãos. Entretanto, existem algumas diferenças, por exemplo: Os Mórmons também acreditam  que quando o tempo do Salvador retornar estiver se aproximando, eles construirão uma cidade chamada Nova Jerusalém, localizada no Missouri, Estados Unidos. Esta cidade é um dos lugares, juntamente com Jerusalém, de onde o Salvador governará após o seu retorno, Jesus limpará a terra, destruindo os iníquos, queimando as coisas corruptas e purificando a terra por fogo. (A Bíblia não diz isso)

3 - O que pensa os Católicos sobre a Volta de Jesus ?
Os católicos acreditam na Volta de Jesus, inclusive o Papa Francisco realizou a tradicional missa na Praça S,Pedro com o Tema "volta de Jesus" no dia 15/10/14 pedindo para os fiéis ficarem atentos, esperado a volta de Jesus. Disse o Papa "Estejamos Atentos". Os Católicos tem uma posição historicamente "amilenista" da corrente do simbolismo. Não acreditam no arrebatamento tal e qual vem sendo pregado por algumas dentre as muitas "igrejas" ditas "evangélicas". Acham que os evangélicos e protestantes têm interpretações equivocadas, Alguns afirmam que os maus serão "raptados" e os fiéis ao Senhor será deixado na terra, visto que em Mateus 24 diz "Como foram os dias de Noé, assim será também a vinda do filho do homem.. eles comiam, bebiam, casavam-se e eles não sabiam até que veio o dilúvio e os varreu a todos, assim será também a vinda" , os maus foram varridos e Noé ficou na terra com sua família. Acham que temos uma interpretação equivocada sobre o arrebatamento, sãos os maus que serão varridos da terra e não os bons, os evangélicos pensa ao contrário, ou seja, Jesus irá arrebatar os Santos (bons) e deixará os maus na terra.


4 - Abaixo Quatro resumido:  O que pensa algumas religiões sobre a volta de Jesus.

                                            Leitura Complementar referente ao Assunto

                                Quais são os MÉTODOS de Interpretação da Bíblia Sagrada ?
Além das escolas ou correntes de Interpretação que vimos acima, Quando estudamos escatologia, estamos trabalhando em meio a passagens bíblicas e profecias de difícil compreensão, na história da igreja têm sido adotados dois métodos de interpretação da Bíblia Sagrada, a saber:
1) Método Alegórico ou Figurado (Alegorismo)
2)Método Literal ou textual (Liberalismo)
As Escrituras Sagradas apresentam um só sistema da verdade. Não importa o que dizem as várias escolas de interpretação. Suas interpretações podem variar e até estar equivocadas. E, nem a Bíblia se presta a dar apoio a qualquer método de interpretação. O futuro é parte do Plano de Deus, e só Ele conhece tudo o que encerra a profecia. As opiniões humanas têm valor enquanto estiverem em conformidade com as Escrituras[3]
O Estudo de Escatologia tem que ser fundamentado unicamente na Bíblia, o texto bíblico que está sendo estudado precisa ser contextualizado e avaliado com critérios, você não pode fazer especulações sem fundamentos bíblicos. No estudo de hermenêutica se costuma ouvir: “Texto fora do contexto é pretexto para uma heresia”, de fato, poucos irmãos tem o cuidado de averiguar o contexto no qual se encontra um versículo, ou seja, quem falou o versículo? quando e onde foi falado? o que está escrito antes e depois do versículo que estamos estudando? Estas perguntas são ótimas para iniciar uma avaliação com critérios e dentro do contexto.

Método Alegórico ou Figurado (Alegorismo)
É um método que não reconhece o texto como naturalmente se apresenta, por exemplo em Apocalipse 20 fala que o diabo será preso e Jesus Cristo reinará por mil anos sobre a terra, eles interpretam esta passagem bíblica afirmando que os mil anos são espirituais e não literais e que este período está sendo cumprido atualmente pela Igreja. Veja bem, no método Alegórico, a interpretação do texto é baseada na imaginação do intérprete, no caso, a interpretação deste capítulo no método literal, aponta como está escrito, ou seja, Jesus Cristo de fato irá reinar em um período de mil anos aqui na terra. Percebeu a diferença?
No caso acima o método Alegórico está mutilando o sentido real e literal da profecia, o que acaba anulando a esperança da Igreja. Alguns estudiosos colocam este método como válido (particularmente rejeito a interpretação das Escrituras pelo método alegórico) bem sabemos que a bíblia possui muitos textos em linguagens alegóricas ou figuradas, é importante ressaltar que o método alegórico trata-se de um sistema usado para interpretar a bíblia e nada tem a ver com alegorias existentes nas Escrituras. Não confunda, já vi muitos estudiosos renomados fazendo esta confusão. Em Gálatas 4 Paulo, está usando alegoria para nos ensinar que nascemos do espírito e somos filhos da promessa como Isaque, note que Paulo esta “usando alegoria” e não usando o “método Alegórico” para fazer uma interpretação.
Tenhamos cuidado com interpretações feitas superficialmente ao bel-prazer das especulações do intérprete, com idéias próprias ou ao que lhe parece razoável. Declarações como: “Eu penso que é isso”, “Eu sinto que é isso”, são típicas de interpretações vaidosas, irresponsáveis e vazias de temor a Deus [2]
Pelo motivo de existir métodos diferentes de interpretação da Bíblia, há idéias divergentes, por exemplo, com respeito ao arrebatamento da Igreja. Alguns afirmam que o arrebatamento será antes da grande tribulação, outro afirmam que ocorrerá no meio da grande tribulação e ainda há os que acreditam que o arrebatamento será após a grande tribulação. Está vendo a importância do método de interpretação?
Apóstolo Pedro diz: “nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”, 2 Pe 1:20,21.

Método Literal ou textual (Liberalismo)
É um método que reconhece o texto como naturalmente se apresenta, Dr J.D. Pentecost define o método literal da seguinte maneira: “O método literal de interpretação é o que dá a cada palavra o mesmo sentido básico e exato que teria no uso costumeiro, normal, cotidiano empregada de modo escrito oral ou conceitual”.
Com certeza este é o único método que satisfaz as exigências bíblicas no sentido de trazer uma interpretação equilibrada e dentro de um contexto correto, ou seja, ele não modifica a idéia inicial que o autor procurou transmitir, mas a explica de maneira coerente. A bíblia foi elaborada por Deus para que o homem conhecesse seus propósitos e mandamentos e, portanto não permitiria que este mesmo homem interpretasse seus ensinos literais dando a eles um novo sentido, portanto Deus espera que suas palavras sejam entendidas da maneira como ele as disse, é certo que temos linguagens figuradas, simbólicas e alegorias nos textos bíblicos, no entanto o fato deles existirem não obriga ao interprete usar outros métodos, pois por trás das parábolas, tipos, figuras e símbolos estão verdades literais, sabemos também que, não podem ser interpretados ao pé da letra, mas deve-se sempre buscar dentro do contexto, em passagens paralelas, tipos paralelos que tenham a explicação contida na bíblia, a compreensão correta do texto.” [1]
Para melhor entendimento, vamos pegar o texto de João 1:29 que diz “Eis ai o Cordeiro de Deus”, esta passagem João Batista está identificando Jesus, usando uma linguagem alegórica ou figurada, se você for interpretar esta passagem no método alegórico, interpretará o texto conforme sua imaginação, dando  margem  até mesmo que Jesus foi ter com João Batista encarnado em um cordeiro.
Se você for interpretar através do método literal, isso é permitido mesmo que o texto tenha uma linguagem figurada, simbólica ou alegórica, ao alinhar o texto com outras passagens bíblicas verá que João estava vendo Jesus fisicamente como homem, todavia estava anunciando-o como foi profetizado em Isaías 53:7 que diz “Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a sua boca; como cordeiro foi levado ao matadouro”. Veja que a profecia comparou Jesus a um Cordeiro, e João fez uso desta comparação também em sua pregação.
Não quero me ater em detalhes na questão de métodos de interpretação, todavia, Jesus e seus apóstolos usavam o método literal, existe documentos e estudos da igreja primitiva que provam que eles usavam o método literal, isso quer dizer que enquanto muitos teólogos dos nossos dias afirmam que o milênio nunca existirá literalmente, os cristãos primitivos afirmam que existirá o milênio. Tivemos vários teólogos que utilizavam o método literal para a interpretação da Bíblia, exemplo: Teodoro de Mapsuéstia (século IV e V), Tertuliano (tido por muitos, como o maior depois do Apóstolo Paulo).
A Igreja Católica por um período teve o domínio da interpretação bíblica atribuindo a si mesma a única capaz de fazê-lo corretamente. Com a reforma protestante, o método literal volta com grande força por ser este o método usado por seus líderes (João Calvino, Lutero, e outros). Muitos outros poderia ser citado, mesmo aqueles que divergiam de questões doutrinária tinha em comum o mesmo parecer ao método de interpretação. Interessante o texto da declaração de fé dos Batistas do ano 1689 que diz “A regra infalível de interpretação da Escritura é a mesma Escritura; portanto, quando houver questão sobre o verdadeiro e pleno sentido de qualquer texto da Escritura (sentido que não é múltiplo, mas único), esse texto pode ser estudado e compreendido por outros textos que falem mais claramente”. O método literal, respeita, não deturpa o sentido original, não temos o direito de pegar um texto escatológico de difícil interpretação e ir dando sentido conforme nosso pensamento e raciocínio.

Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Lições Bíblicas Adultos - 1 Trimestre 2016 - Editora CPAD, 2016, p.01-10

[1],[2],[3] - Apostila Escatologia - Universidade da Bíblia, 2016, p.01-09

Nenhum comentário:

Postar um comentário