Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Lição 10 - A Origem da Diversidade Cultural da Humanidade


Objetivo Geral
Mostrar como se deu a diversidade cultural da humanidade.

Introdução
Os povos falavam um mesmo idioma, uma mesma língua e este fato contribuiu para que a civilização humana fosse levada à depravação. Não demorou muito para que o pecado se alastrasse novamente na civilização humana. A Civilização pós-diluvio (segunda civilização) temia um novo dilúvio, este era um ato de incredulidade em Deus, ora visto, que Deus fez uma Aliança com Noé onde disse que não terminaria mais a civilização humana com um dilúvio, todavia, este homens incrédulos puseram-se a construir uma torre, cujo topo, segundo imaginavam, tocaria os céus. Deste episódio, surge a multiplicidade linguística e cultural da humanidade. Deus não estava preocupado com a construção ou tamanho da torre, mas com a arrogância que dominava o coração do homem. Bom Estudo!

Leitura Bíblica em Classe
  Gênesis 11:1-9
1 - E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
2 - E aconteceu que, partindo eles do Oriente, acharam um vale na terra de Sinar, e habitaram ali.
3 - E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra e o betume, por cal. 
4 - E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus e façamos-nos um nome para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
5 - Então, desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6 - e o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começaram a fazer;e, agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7 - Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8 - Assim, o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
9 - Por isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.

                              Marcações Resumidas e  Importantes desta Aula.
                           

                              A Torre de Babel
Não sabemos quanto tempo se havia passado desde que Noé saiu da arca até a construção da torre de Babel. Sabemos que a civilização pós-diluvio propôs edificar uma torre por motivo de revolta e medo para ter fama e segurança. Em Gn 11:4 diz que esta civilização não queria se espalhar sobre a face da terra, eles também temia que ocorresse um novo diluvio. Notamos aqui a incredulidade deste povo: Deus já havia feito uma aliança com Noé prometendo não acabar mais a civilização humana com um diluvio e a ordem de Deus era para que as pessoas se multiplicassem e se espalhassem até aos confins da terra (Gn 9:7) e eles estavam fazendo justamente o contrário. A civilização humana pós-diluvio tinha conhecimento de engenharia, muito avançada por sua vez. Por isso propuseram edificar uma cidade forte, impenetrável e com uma torre no epicentro, que segundo imaginavam, arranharia o céu (Gn 9:4).  Tinham tanto medo de um novo diluvio que usavam tijolos queimados e betume (material usado na construção da arca de Noé) para que a cidade fosse à prova d´água, caso ocorre-se um diluvio, imaginavam-se que estariam vivendo em uma cidade preparada para este evento e que a torre os salvaria, bastaria que a escalassem em caso de uma catástrofe. Perceba-se que esta civilização pós-diluviana omitiu Deus do planejamento desta cidade e torre, deixaram Deus de lado neste projeto, todavia Deus não estava inativo e logo veio o julgamento divino.


A Confusão de Línguas
Até então a civilização humana falava um mesmo idioma, uma mesma língua, acredita-se que todos falavam o aramaico. Sem duvida alguma, por todos falarem uma mesma língua não havia nenhuma dificuldade para colocar em pratica qualquer intento perverso e abominável.
Por isso mesmo, o Senhor decreta "Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro" (Gn 11:7), então nascia ali, uma civilização humana multilinguística, ninguém mais se entendia, então o povo foi se apartando um do outro, e reagrupando-se de acordo com a sua nova realidade idiomática. A confusão de línguas além de criar a fronteira linguística, também criou as fronteiras culturais e geográficas. Tudo isso veio contribuir para que surgisse a noção de nacionalidade, criação de países e reinos, costumes típicos de um povo. Acrescentando as fronteiras naturais: rios, mares, montanhas, vales,etc, Cada povo com seu território. Deus sabe o que faz.

A Confusão de línguas e a proclamação do Evangelho
O episódio de Babel não impediu a proclamação do Evangelho, pois no Pentecostes (Atos 2), "todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem" (At 2:4). A Palavra de Deus atualmente encontra-se em quase todas as línguas. O que parecia maldição fez-se benção para todos os povos. 



Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Lições Bíblicas Adultos - 4 Trimestre 2015 - Editora CPAD, 2015, p.70-76

Nenhum comentário:

Postar um comentário