Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Lição 9 - Benção e Maldição na Família de Noé



Objetivo Geral
Mostrar que, por não respeitar seu pai. Cam perdeu parte da sua herança.

Introdução
Neste texto bíblico, notaremos que a história de Noé não se encerrou com a saída da Arca. Veremos que devemos ensinar os nossos filhos a nos respeitar como pai e mãe. Veremos a questão sobre o mau uso do vinho, o preço que se paga por não ter o devido cuidado com a embriaguez. O crente deve abster de bebidas alcoólicas. Aquele que não vive sóbrio e vive embriagado, torna-se juntamente com sua família alvo de deboche na sociedade em que vive. Noé mesmo sendo um homem integro e temente à Deus, plantou uma vinha, fez o vinho, ultrapassou os limites da bebida e se embriagou, Noé ao ficar embriagado ficou nu e foi debochado pelo seu filho Cam e este fato trouxe algumas consequências: Cam foi julgado por sua atitude culminando em uma futura divisão das terras do novo mundo. Bom Estudo!

Leitura Bíblica em Classe
  Gênesis 9:20-29
20 - E começou Noé a ser lavrador da terra e plantou uma vinha.
21 - E bebeu do vinho e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
22 - E viu Caim, o pai de Canaã, a nudez de seu pai e fê-lo saber a ambos seus irmãos, fora.
23 - Então, tomaram Sem e Jafé uma capa, puseram-na sobre ambos os seus ombros e, indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai; e os seus rostos eram virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.
24 - E despertou Noé do seu vinho e soube o que seu filho menor lhe fizera.
25 - E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. 
26 - E disse: Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e seja Canaã por servo.
27 - Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo
28 - E viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinquenta anos.
29 - E foram dados os dias de Noé novecentos e cinquenta anos, e morreu.

                              Marcações Resumidas e  Importantes desta Aula.

       
                        A Vinha de Noé e o 
            Juízo sobre a irreverência de Cam
Adaptando-se a nova vida pós-diluviana, Noé torna-se um lavrador e planta um vinha (Gn 9:20). Do fruto desta, fermenta um vinho e bebe com exageros, tirando-lhe o estado de sóbrio, levando um escândalo a toda a família. Embriagado, Noé desnuda-se em sua tenda indiferente a censura da esposa e dos filhos. A Bíblia condena a glutonaria (comer demais além do saciar da fome) e condena também as bebedices exageradas. Se não vigiarmos, o que ocorreu com Noé poderá ocorrer conosco. O Apóstolo Paulo recomendou o crente fazer abstinência de bebidas alcoólicas (1 Tm 3:3), principalmente o obreiro. Algumas denominações evangélicas faz uso de bebidas alcoólicas de forma moderada, todavia, nossa Igreja recomenda se manter sóbrios, evitar o uso de bebidas alcoólicas seguindo a recomendação de Paulo para toda a Igreja. Cam filho de Noé viu o seu pai nu e saiu contando e depreciando a imagem do pai a todos, deveria ter cobrido o seu pai e resguardar a honra do pai, sem fazer alarde, conforme foi feito posteriormente por Sem e Jafé. No texto vemos que Noé amaldiçoou a Cam por sua falta de respeito. Na Igreja, devemos agir como Sem e Jafé, agindo desta forma e muitos escândalos serão evitados no arraial dos santos. Não significa que estamos acobertando o pecado, mas estamos tratado o problema de forma amorosa e nobre, sem fazer alarde em uma circunstância delicada que mexe com a honra da pessoa, no tempo de Noé a nudez era associada com a libertinagem sexual. Cam zombou e desonrou a seu pai Noé. Ao contrário de Cam, lemos que Noé abençoou ao filho Sem e Jafé pelo suas atitude de respeito. Temos que ensinar nossos filhos e netos a nos respeitar para que não sejam amaldiçoados por Deus ao ferir o 5º mandamento: "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na tera que o Senhor teu Deus te dá". Quem ama instrui, educa e disciplina.


Cumpre-se a Maldição de Canaã
Noé amaldiçoou Cam e sua geração. Passados aproximadamente 700 anos, sua profecia começa a cumprir-se. Cam teve um filho chamado Canaã, os descendentes de Canaã viviam em degradação moral. Havia diversas nações (amorreus, cananeus, girgaseus, jebuseus e outras...)  que eram da linguagem de Canaã. Vemos que mais tarde Josué conquista todas as terras para o povo hebreu (Js 6:21) após a peregrinação do povo de Israel (descendentes de Sem) por quarenta anos pelo deserto, na ocasião, os descendentes de Canaã foram mortos à espada, e muito deles foram submetidos a trabalhos forçados (Js 17:13). Os descendentes de Jafé participa da bençao de Sem, alargando suas possessões desde a Europa às Américas. Somos descendentes de Jafé, e em Jesus Cristo habitamos nas tendas de Sem (Gn 9:27). A profecia de Noé cumpriu-se rigorosamente. Em resumo Cam, Canaã foram punidos com a perda de sua terras aos filhos de Abraão, o mais notável descendente de Sem, depois de Jesus Cristo (Jesus foi descendente de Sem).

Complemento abordado na Sala de Aula

1) De que forma devemos agir ante os pecados alheios ?
     Não entreguemos o faltoso ao vitupério (a difamação).
     Se agirmos com amor, poderemos recuperá-lo
     plenamente (Tg 5:20).Doutra forma, perderemos almas mui preciosas aos olhos de Deus.
     Lembremo-nos da recomendação de nosso Senhor (Mt 18:15-18)

2) Como se dava a Fabricação do Vinho dos Tempos bíblico ?
     O suco de uva ficava cerca de seis semanas nas vasilhas coletoras para fermentar.
     Um sedimento conhecido como borra se formava no funda da vasilha, O vinho era então
     derramado delicadamente em jarros, sem pertubar o sedimento.

     (continuarei estudo no Novo Manual dos Usos e Costumes página 100)
     
Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Lições Bíblicas Adultos - 4 Trimestre 2015 - Editora CPAD, 2015, p.63-68

Novo Manual dos Usos & Costumes dos tempos bíblicos- Editora CPAD,2012, p.99-104

Nenhum comentário:

Postar um comentário