Total de visualizações de página

Páginas

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Lição 7 - A Família que Sobreviveu ao Dilúvio

Objetivo Geral
Compreender que apesar a corrupção do mundo atual é possível viver segundo os padrões bíblicos.

Introdução
O Pecado se alastrou de uma forma universal, as pessoas foram corrompidas, foi onde Deus anunciou um juízo também universal: o Dilúvio.
Somente Noé era um homem justo frente ao cenário caótico da humanidade. Deus anunciou o dilúvio para Noé e o alertou a construir uma arca, na qual sobreviveu, com sua família, à grande inundação.
Hoje a Igreja deve fazer o mesmo papel de Noé, proclamando o evangelho até aos confins da Terra e também devemos trabalhar em prol da nossa família, para que todos sejam salvos frente a uma sociedade que jaz no maligno. Bom Estudo!

Leitura Bíblica em Classe
  Gênesis 7:1-12
1 - Depois, disse o Senhor a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração.
2 - De todo animal limpo tomarás para ti sete e sete: o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois: o macho e sua fêmea.
3 - Também das aves dos céus sete e sete: macho e fêmea, para se conservar em vida a semente sobre a face de toda a terra.
4 - Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda substância que fiz.
5 - E fez Noé conforme tudo o que o Senhor lhe ordenara.
6 - E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.
7 - E entrou Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele na arca, por causa das águas do dilúvio
8 - Dos animais limpos, e dos animais que não são limpos,  e das aves, e de todo réptil sobre a terra,
9 - entraram de dois em dois para Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé.
10 - E aconteceu que, passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.
11 - No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia, se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram,
12 - e houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites

                              Marcações Resumidas e  Importantes desta Aula.

                           
 Deus Anuncio o Dilúvio
Em toda a geração, somente Noé era justo e íntegro, por essa razão Deus anuncia-lhe o Dilúvio, instruindo-o a construir a arca (navio) da salvação. Aos mesmo tempo que Noé conseguiu preservar moral e espiritualmente a esposa e filhos, não conseguiu o mesmo intento com os demais parentes que se deixaram corromper pelo exemplo de Lameque.
No tempo de Noé a terra não era regada pela chuva como nos dias de hoje (Gn 2:6), porém Deus avisou a Noé que iria cair do céu uma chuva tal que encobriria os altos montes e exterminaria com a civilização humana e com os animais.
Portanto, como acreditar no Dilúvio se nem chuva havia ?
Noé acreditou em Deus e movido por uma forte convicção quanto à iminência do juízo divino, pôs-se a construir o grande arca com madeira e betume, ela foi betumada por dentro e por fora. A finalidade da arca não era navegar, mas flutuar durante a grande inundação. Deus deu as medidas, a planta e as instruções da arca à Noé, para que a mesma fosse construída.


O Dilúvio e o Juízo de Deus
Concluída a arca, Noé e sua família entram na formidável embarcação. Passados sete dias, veio o Dilúvio.
Choveu quarenta dias e quarenta noites torrencialmente, inundando a terra além dos altos montes (Gn 7.19). Noé e sua família estavam seguros. O Diluvio ocorreu de forma Universal, contemplou toda a terra. A geração de Noé teve tempo para ouvir sua mensagem e ver a arca sendo construída, mas não deu ouvidos à pregação. Não resta dúvida de que toda aquela geração pereceu e foi lançada no inferno, onde aguarda a última ressurreição, a fim de comparecer ao Juízo Final (Ap 20:11-15). Portanto, o Dilúvio foi o fim de toda a carne. O juízo de Deus. A inundação foi universal. A arca é um tipo de Cristo.

Complemento abordado na Sala de Aula

1) Quais foram os motivos do Dilúvio ?
     -  Foi necessário para extirpar a extrema corrupção moral dos homens e mulheres.
     -  Dar uma nova oportunidade para a raça humana ter comunhão com Deus.

Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Lições Bíblicas Adultos - 4 Trimestre 2015 - Editora CPAD, 2015, p.47-54

Nenhum comentário:

Postar um comentário