Total de visualizações de página

Páginas

domingo, 20 de dezembro de 2015

Lição 5 - Caim Era do Maligno

Objetivo Geral
Conscientizar dos perigos de se deixar dominar pela inveja e ódio

Introdução
A desobediência de Adão e Eva no jardim do Éden trouxe sérias consequências, a pior delas: o ser humano passou a morrer fisicamente; se não bastasse, nessa lição iremos notar que o pecado de Adão e Eva afetou toda a humanidade, o pecado se alastrou espantosamente sobre a terra. Nesta lição vemos Caim matar o seu irmão Abel pelo motivo de inveja e ódio, abrindo caminho para a triste história do primeiro homicídio da terra. Ao fazer a leitura Bíblica, entendemos que Adão e Eva tinha dois filhos: Caim que se tornou um agricultor e Abel que se tornou um pastor de ovelhas, e que ambos foram ensinados pelos pais a levar sacrifícios, oferendas à Deus. Porque Deus atentou mais para a oferta de Abel do que para a oferta de Caim? Notamos na aula presencial que Abel e Caim tinham temperamentos notavelmente opostos, vamos ao resumo desta aula. Bom Estudo!

Leitura Bíblica em Classe
  Gênesis 4:1-10
1 - E conheceu Adão e Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão.
2 - E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3 - E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
4 - E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
5 - Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.
6 - E o Senhor disse a Caim:Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7 - Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta,e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
8 - E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou.
9 - E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
10 - E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.

                              Marcações Resumidas e  Importantes desta Aula.

Quem era Caim e Abel ?
Caim era um agricultor bem sucedido, gostava de plantar e do fruto de sua colheita, separou uma oferta ao Criador. Pode ter sido frutas, legumes ou cereais, que eram oferendas válidas (Lv 23:10). Caim deixou-se dominar pela inveja, ira e ódio de seu irmão Abel e tornou-se em um assassino dissimulado e cruel, aproveitou-se da confiança de seu irmão para matá-lo. O coração de Caim era mau, o íntimo de Caim estava germinando o pecado, os pensamentos malignos, culminando no primeiro homicídio. A Bíblia diz que “Caim era do maligno” (1 Jo 3:11,12), Caim não amava de fato a seu irmão Abel (quem ama de verdade não se deixa dominar nem pela inveja nem pelo ódio). Caim deu lugar, abriu uma brecha no coração para que o diabo pudesse usá-lo para concretizar o pecado de homicídio. Abel era um pastor de ovelhas, gostava de animais, separou dos primogênitos das suas ovelhas e ofertou-a ao Deus Criador.


Porque Deus atentou para a oferta de Abel ?
Diz o texto sagrado que Deus atentou para o sacrifício de Abel, mas rejeitou o de Caim (Gn 4:5). O problema não estava na oferta, mas no ofertante. Tanto a oferta de animais, como a de frutos da terra, eram igualmente aceitáveis no culto divino. Deus reprovou a oferta de Caim porque o culto prestado por Caim não passava de uma formalidade, sua alma estava tomada pelo ódio, suas mãos tinha ira e contenda, seu coração tinha inveja, seu intimo já planejava a maldade. Em Mt 5:23,24 diz “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e ai te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta”. Caim era um homem que semeava a contenda na família, recusava-se a voltar para trás e pedir perdão, recusava-se a fazer o bem. Enquanto Abel foi o primeiro crente a ser relacionado entre os heróis da fé, Caim, foi o primeiro ser humano a ter o nome riscado do livro da vida.


Deus deu chance para Caim
fugir do pecado premeditado ?
Quando Caim viu que Deus atentou mais para a oferta de Abel, mudou o seu semblante, irou-se e deixou que o pecado de homicídio invadisse o seu coração. Caim premeditou a morte de Abel.
Deus falou com Caim antes do crime consumado, dando liberdade de escolha entre ceder ao pecado planejado ou buscar o perdão divino. O coração mal de Caim escolheu a primeira opção:  cometer o homicídio.
As atitudes de Caim desagradavam a Deus, o coração de Caim não se voltou a Deus em espírito e verdade, antes deixou cooptar pelo Diabo. Quando inquirido por Deus do paradeiro do irmão, Caim desculpa-se, como se estivesse noutro lugar no momento da morte de Abel. Isso é tipico do comportamento de um assassino. Nesta ocasião a justiça não era feita por uma autoridade, no caso o assassino não era penalizado, Deus colocou um sinal em Caim para que ninguém viesse reivindicar-lhe o sangue de Abel (Gn 4:15), Caim ficou marcado para o resto de seus dias, dando início a uma geração de assassinos, devassos e inimigos de Deus. De fato, somos chamados a demonstrar amor e respeito uns pelos outros.
Caim não se humilhou com tristeza e arrependimento diante de Deus, pois afastou-se do Senhor e procurou viver sem a sua ajuda: "Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden" (Gn 4:16). Caim e seus descendentes foram os cabeças da civilização humana até hoje desviada de Deus. Concluindo em 1 Jo 3:11,12 diz: "Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão. E por que causa o matou ? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas".
Complemento abordado na Sala de Aula
  • Na Igreja de Deus não pode haver espaço para pessoas que semeiam a contenda entre os irmãos, Deus não se agrada de pessoas que agem dessa forma.
  • Até que ponto, estando dentro de uma Igreja, nutrimos sentimentos perniciosos contra nossos irmãos a ponto de planejar contra eles o mal ou coisa pior? Não podemos nos tornar um "Caim" dentro da Igreja.
  • No tempo de Caim não existia a punição para os crimes cometidos, não existia nenhuma autoridade (Governo humano) estabelecida para punir alguém por violar as regras ou as leis.
  • A Pena de Morte somente foi estabelecida mais adiante (Gn 9:5,6) quando a iniquidade e a violência da raça humana tornou-se extrema na terra.
Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Lições Bíblicas Adultos - 4 Trimestre 2015 - Editora CPAD, 2015, p.33-39

Nenhum comentário:

Postar um comentário