Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Lição 3 - E Deus os Criou Homem e Mulher

Objetivo Geral
           Evidenciar o fato de que Deus criou o homem e a mulher

Introdução
O Evolucionismo vê o homem como um simples fenômeno Biológico que foi criado por mero acaso, resultado da evolução de uma espécie, enquanto que o Criacionismo, ao contrário, mostra um Deus amoroso, sábio e justo que formou o homem e a mulher nos chamando a existência. Fomos criados à imagem de Deus, com as características do Criador, fomos chamados a existência como resultado de um desígnio eterno da Santíssima Trindade: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda terra, e sobre todo rétptil que se move sobre a terra" (Gn 1:26).  Bom Estudo !
Leitura Bíblica em Classe
  Gênesis 2:7,18-14
7- E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
18- E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.
19 - Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20 - E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.
21 - Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22 - E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
23 - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
24 - Portanto, deixará o varão o seu pai e sua mãe e apergar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

                              Marcações Resumidas e  Importantes desta Aula

Deus formou o  Homem e a Mulher
Deus escolheu o pó da terra para modelar o homem (Adão), imprimiu a sua imagem, sopra-lhe Deus as narina, tornando-a alma vivente (Gn 2:7). Deus não achou que a solidão do homem era boa (Gn 2:18) então como um anestesista, cirurgião e geneticista, fez o homem adormecer profundamente e tomando uma das suas costelas fez algo além de uma clonagem, traz a vida uma mulher (Eva).Deus não criou o homem e a mulher para que viesse a morrer. Ele o fez imortal (Gn 2:17). Devido ao pecado de Adão e Eva, estamos convivendo com a morte (abordaremos este assunto na próxima lição).  Note que tanto o homem como a mulher têm a mesma origem, o pó da terra, criação especial de Deus, não de um produto da evolução.
Importante: Fomos criados segundo uma ordem inferior e dependente de Deus. Deus também criou o homem  menor do que os anjos (Hb 2:7). O corpo físico do ser humano contém todos os elementos químicos existente na terra, a saber: Oxigênio, Potássio, Ferro, Magnésio, Sódio, Cálcio, e outros. Uma prova incontestável da veracidade dos fatos narrados na Bíblia Sagrada.

       Somos Imagem e Semelhança de Deus ?
Amados, conforme foi debatido em sala de aula, fomos criados a imagem e semelhança de Deus no seguinte sentido:
1) Aspecto Espiritual (Santidade,Comunhão,amor)
2) Aspecto Intelectual (Racionalidade, criatividade, capacidade de comunicação, capacidade de dominar e tomar decisões, sentir emoções, ter livre-arbítrio, etc)
3) Em certo sentido no Aspecto Físico. Deus fez o homem na imagem que seu filho (Jesus) iria aparecer encarnado, mas isso não quer dizer que Deus tem a aparência de homem, visto que Deus é espirito. A história da teologia revela que houve muitas controvérsias sobre o tema, mas este é o nosso posicionamento sobre o assunto.
Deus é espírito, por isso não podemos compará-lo com imagens feitas por homens. Deus não tem corpo físico, em Isaías 40:18 diz: "A quem, pois, fareis semelhante a Deus ? com que imagem o comparareis ?". O apostolo Paulo em 1Co 15:40,44,45 disse que assim como existem corpos terrestres, também há corpos celestiais; bem diferente do nosso. E que a beleza dos corpos celestiais são diferentes da beleza e da glória de nossos corpos terrestres. Entenda, não dá para comparar corpo terrestre com corpo celestial é outra dimensão. Em João 4:24 diz: "Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".


       A Instituição do Casamento Bíblico
O Homem não se uniu à mulher de forma instintiva e levianamente.Deus, de forma solene, une-os através do casamento: "Portanto, deixará o varão o pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne" (Gn 2:24). Portanto o casamento instituído por Deus tem a seguinte característica: Monogâmico, Heterossexual e com indissolubilidade,
1) Monogâmico. Um homem para uma mulher, e uma mulher para um homem. Conforme debatido na aula presencial: A Poligamia (casar-se com mais de uma pessoa ao mesmo tempo) nunca foi aprovado, mas temporariamente tolerado por Deus. Tomando como exemplo: Abraão, Jacó, Gideão, Davi e Salomão, podemos notar que a poligamia sempre acarretou sérios problemas domésticos. A poligamia não tem lugar na Igreja.
2) Heterossexual. Deus fez a mulher para o homem e o homem para a mulher para ambos se completarem (1 Co 11:11,12). Portanto, o homossexualismo, quer masculino, quer feminino, é uma abominação aos olhos de Deus (leia Levítico 18:22, Rm 1:26)
3) Indissolubilidade. A terceira característica do casamento é a indissolubilidade (Mt 19:6). Biblicamente o casamento pode ser dissolvido (terminado) em três circunstâncias a saber: Morte (Rm 7:2,3), Infidelidade (Mt 19:9) e por Abandono de um dos cônjuges (1 Co 7:15). Lembrando que sempre haverá espaço para o perdão dentro do casamento. 

Complemento abordado na Sala de Aula
1 - Assembléia de Deus de Madureira libera divórcio, inclusive para pastores e líderes
     A Igreja citada presidida pela família Ferreira tem se alinhado à agenda imoral em prol de manter sua influência no sistema político e social. Em 2015, na convenção da CONAMAD foi decidido a mudança do estatuto permitindo que os irmãos (incluindo pastores e lideres) se divorciem e casem novamente.  A resolução do estatuto agora diz que "o ideal divino para o casamento é que ele seja uma união para a vida toda", todavia, devido a violência, adultério, abusos físicos, abusos psicológicos, abandono emocional ou espiritual pode fazer com que seja "imperiosa a dissolução do matrimônio" e "admite o divórcio e nova nupcia". Com a resolução, a Igreja deixa 1 Timóteo 3:2 de lado e tenta-se resolver o problema de muitos pastores e lideres que troca suas esposas por mulheres mais jovens. Vários escândalos tem ocorrido na Assembléia de Deus de Madureira através do líder máximo dessa denominação, o bispo vitalício Manoel Ferreira, a saber: Apoio a políticos simpatizantes do comunismo (Lula, Dilma já discursaram nos púlpitos da Igreja), a igreja tem sido noticia nos jornais por ter recebido dinheiro de propinas da Petrobrás através do Presidenta da Câmara dos deputados Eduardo Cunha, outro escândalo importante é o envolvimento de Ferreira com o falso messias Rev. Moon provando que esta denominação esta se divorciando de Deus já há algum tempo. Os obreiros desta denominação são coniventes com tudo isso, não questionam estes escândalos, ao contrário, a maioria dos obreiros são bajuladores desta liderança por questões de cargos e salários. Uma vergonha, triste de ver !  Daqui a pouco vão liberar o casamento homossexual.  Aguarde !

Refutando Seitas e Heresias
1 - Como a poligamia é vista na Igreja dos Mórmons ?
     A poligamia Mórmon não é mais parte da religião Mórmon atualmente ( conforme informações
     colhidas dos próprios Mórmons ). Não negam que a poligamia tenha sido praticada dentro da 
     igreja no século dezenove, mas hoje em dia, as pessoas que praticam o casamento plural são
     excomungados. Particularmente acho um avanço, oxalá que a Igreja dos Mórmons faça uma      
     revisão de outras doutrinas heréticas e volte para a sã doutrina bíblica.
2 - Adão teve outra esposa antes de Eva e ela se chamava Lilith ?
     Conta-se que antes de Eva, Adão tinha uma esposa de nome Lilith, mas ela fugiu dele por não
     aceitar ser submissa isso não tem base bíblica, o livro de Gênesis nunca mencionou o fato e nem
     o nome Lilith, esta história aparece em livros apócrifos (não considerados inspirados por Deus) e 
     em lendas folclóricas. Os que defendem esta história usam o versículo Gênesis 2:23 "E disse o
     homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chama-se-á varoa, 
     porquanto do varão foi tomada", supondo que antes de Eva existia uma mulher de nome Lilith
     que não foi formada do osso e da carne de Adão, esta mulher não era idônea a Adão.
     Moisés o autor do livro de Gênesis jamais omitiria tal fato. Em Isaías 34:14 aparece o uso da        
     palavra hebraica "liyliyth" que é traduzida para animais noturnos, criaturas noturnas e até
     fantasmas e  não um nome de uma pessoa.

Leitura Complementar referente ao Assunto
Eva a Primeira Mulher

Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Lições Bíblicas Adultos - 4 Trimestre 2015 - Editora CPAD, 2015, p.19-25
http://igrejadejesuscristo.org/topicos_avancados/poligamia
http://www.libertar.in/2015/09/assembleia-de-deus-da-madureira-libera.html
http://www.esbocandoideias.com/2016/01/lilith-adao-teve-outra-esposa-chamada-lilith.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário